Tabela Brasileira de Composição de Alimentos - USP

 

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos - USP

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos - USP

Voltar à página inicial

Qualidade em informações sobre alimentos brasileiros

informações gerais

A TBCA-USP contém dados de composição centesimal, fibra alimentar, amido resistente, vitamina A e carotenóides, ácidos graxos e colesterol. Todos os dados de um alimento são apresentados em uma única tabela de acordo com a disponibilidade das informações.

A TBCA-USP vem sendo continuamente atualizada; a inserção de novos alimentos e nutrientes é sempre uma meta a ser atingida, muitas vezes difícil pela falta de informações nacionais disponíveis. No entanto, o levantamento de dados é feito de forma constante e sempre que informações relevantes sobre outros nutrientes ou componentes estiverem disponíveis serão incluídos na TBCA-USP. Já estão sendo compilados dados de vitamina C e compostos bioativos.

Os dados apresentados na tabela referem-se ao teor do nutriente por 100g de porção comestível do alimento e por gramas de uma medida caseira/unidade. No caso de alimento líquido, o volume foi convertido em gramas de acordo com a densidade do produto. O número de lotes analisados está representado pela letra n. O componente que não foi analisado está indicado por n.a. e o componente, cujo teor não foi detectado, por n.d.

Para que a TBCA-USP ficasse mais adequada à legislação de rotulagem nutricional e à consulta do usuário, os teores dos nutrientes também são apresentados em peso por unidade ou medidas caseiras mais usuais. No que se refere a colheres e xícaras a TBCA-USP utiliza medidas consideradas padrão, encontrados usualmente no comércio, visto que utensílios domésticos são de volume extremamente variáveis. Uma colher de sopa padrão tem 15ml e uma xícara de chá padrão 240ml. Quando na forma sólida, o alimento deve preencher o recipiente até as bordas, sem apresentar excessos. Os dados referentes a medidas caseiras foram obtidos basicamente no software Virtual Nutri, Serviço de Atendimento ao Consumidor ou rótulo de produtos alimentícios e no Laboratório de Química ou Bioquímica de Alimentos da FCF-USP.

Diferenças entre valores das informações nutricionais em rótulos podem ser encontradas, se comparadas com dados dos mesmos alimentos presentes na TBCA-USP. Na Tabela, os valores são apresentados por 100 g de alimentos, ou na medida caseira usual. A rotulagem de alimentos segue a legislação específica - RDC no 360/03 - que determina que o valor deverá ser expresso por porção (definidas pela RDC no 359/03). A legislação também prevê arredondamentos, e provavelmente os dados da porção não resultariam nos mesmos dados analíticos originais, caso fosse efetuada uma multiplicação. Por exemplo, se um alimento apresenta 14mg de sódio em 100g, em uma porção de 30g este valor pode aparecer como zero, por ser menor que 5mg. Há ainda a possibilidade de terem sido aplicados diferentes fatores na determinação de nutrientes ou cálculo de energia.

Várias empresas têm colaborado com a TBCA-USP enviando dados referentes à composição química dos alimentos, devidamente acompanhados de laudos analíticos detalhados. Pode ocorrer que alguns destes alimentos mencionados não estejam disponíveis no mercado, por conta de serem sazonais, regionais, ou estarem em vias de sair de linha.

 

Valid HTML 4.01!    Valid CSS!

Mande um email...
Email