Tabela Brasileira de Composição de Alimentos - USP

 

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos - USP

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos - USP

Voltar à página inicial

Qualidade em informações sobre alimentos brasileiros

Resposta Glicêmica de Alimentos Brasileiros

Muitos estudos têm relacionado o consumo excessivo de carboidratos com a ocorrência de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. Porém o tempo de digestão e absorção dos carboidratos podem ser bem variados e tem grande importância para o controle e prevenção de tais doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT); por esse motivo, vem crescendo o interesse sobre a resposta glicêmica produzida após o consumo dos alimentos, ou seja, o impacto sobre a glicemia.

A resposta glicêmica pode ser avaliada por dois índices, o índice glicêmico (IG) e carga glicêmica (CG). O IG é calculado a partir da glicemia encontrada no sangue em até duas horas após a ingestão de um determinado alimento fonte de carboidrato; é um índice qualitativo. A carga glicêmica (CG) relaciona a qualidade do carboidrato do alimento e a quantidade consumidade desse alimento. A CG tem aplicação mais prática, podendo ser utilizada em prescrição de dietas e seleção dos alimentos, pois pode indicar a resposta glicêmica que um determinado alimento ou dieta pode provocar.

Geralmente, os alimentos com carboidratos não-disponíveis, como cereais integrais, feijão e outros grãos, ricos em fibra alimentar, amido resistente e/ou frutanos proporcionam um aumento pequeno de glicose (baixos IG e CG) e da insulina na corrente sangüínea, mesmo após uma refeição rica em carboidratos. Esse tipo de carboidrato têm sido relacionado com a diminuição do apetite, e com níveis mais adequados de glicose, insulina e lipídios no sangue. O mesmo não acontece com os carboidratos disponíveis, açúcares e amido, presentes nos doces, batata, refrigerantes e alguns tipos de pães (altos IG e CG).

Informações dessa natureza, assim como das frações de carboidratos presentes nos alimentos, são mais uma ferramenta a ser utilizada na prevenção das DCNT e síndrome metabólica.

Valores de referência para índice glicêmico (IG), carga glicêmica (CG) e CG/dia
 IGIG*CGCG/dia
 controle=pãocontrole=glicose
Baixo (B)≤75≤55≤10≤80
Médio (M)76-9456-6911-1981-119
Alto (A)≥95≥70≥20≥120
*Para a obtenção de valores de IG (glicose=100%) multiplica-se por 0,7 o valor de IG (pão=100%) (SUGIRS, 2007).

Número de alimentos: 41


legenda

CC: Composição Centesimal
(carboidratos por diferença)

C: Carboidratos (por fração)

FA: Fibra Alimentar

AR: Amido Resistente

RG: Resposta Glicêmica

VitA: Vitamina A e Carotenóides

AcGr: Ácidos Graxos e Colesterol

 

 

Valid HTML 4.01!    Valid CSS!

Mande um email...
Email