Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear

Atenção: Atualmente este site só permite acesso a professores e alunos da FCF, estamos preparando um novo site para a comunidade da USP, caso precise usar a Ressonância, agende pelo telefone 3091-2374. Grato.

Espectroscopia por ressonância magnética nuclear, mais conhecida como espectroscopia por RMN, é uma técnica de pesquisa que explora as propriedades magnéticas de certos núcleos atômicos (1H, 13C, 15N, 77Se, 31P, etc) para determinar propriedades físicas ou químicas de átomos ou moléculas nos quais eles estão contidos. Baseia-se no fenômeno da ressonância magnética nuclear e podem prover informações detalhadas sobre a estrutura, dinâmica, estado de reação e ambiente químico das moléculas.

Mais frequentemente, espectroscopia RMN é usada por químicos e bioquímicos para investigar as propriedades de moléculas orgânicas. Esta análise é válida tanto para compostos pequenos analisados pelo hidrogênio ou carbono em uma unica dimensão, a grandes proteínas ou ácidos nucléicos usando técnicas de análise em 3 ou 4 dimensões. O impacto da espectroscopia RMN nas ciências naturais tem sido substancial, e pode ser aplicado em uma larga variedade de amostras em solução e estado sólido.

O laboratório multiusuário de RMN da FCF-USP possui um espectrômetro de RMN Bruker Avance -DPX 300 MHz com sonda de 5mm multinuclear localizado no bloco 13 desta instituição.
São realizadas analises uni e bidimensionais que envolvam os núcleos de 1H, 13C, 77Se, 125Te, 31P,19F e 195Pt. Todas as análises podem ser realizadas com controle e variação de temperatura.

O professor responsável é o Prof. Tít. Hélio Alexandre Stefani e a responsável técnica é a Dra. Maria Inês de Almeida Gonçalves.