Controle biológico de qualidade de produtos farmacêuticos, correlatos e cosméticos - 4ª edição
  Terezinha de Jesus Andreoli Pinto - Telma Mary Kaneko - Antonio F. Pinto
  Ano:
Editora:
Páginas:
Dimensão:
ISBN:
  2015
  Manole
  432
  21 x 28 cm
  9788520437766
Sinopse
O presente livro é fruto de décadas de trabalho frente à disciplina de Controle Biológico de Qualidade de Medicamentos e Cosméticos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), quando havia dificuldades na indicação de uma bibliografia, preferencialmente em português, que contemplasse os tópicos básicos da disciplina. Assim nasceu esta obra, cuja organização dos capítulos apresentados contempla aspectos conceituais de qualidade aplicáveis a produtos, sistemas e processos, tanto gerais quanto no âmbito biológico. A pretensão dos autores não foi a de criar uma obra completa sobre controle de qualidade ou de controle biológico de qualidade de medicamentos e cosméticos, mas sim de possibilitar acesso a um livro fácil, conciso e atual, que contribua para o ensino nas faculdades de Farmácia do país.
  Monoclonal antibodies anti-beta2-glycoprotein I
  Carolina Nigro Stella - Ligia Ferreira Gomes
  Ano:
Editora:
Páginas:
Dimensão:
ISBN:
  2013
  Lambert Academic Publishing
  83
  22 cm x 15 cm
  9783659393853
Sinopse
Beta2-glycoprotein I (β2GPI) detection is important for the acurate diagnosis of autoimmune and chronic inflammatory disease. This book describes the main steps towards a successful obtaining, initial characterization, analytical applications and lab-scale production of a set of anti- β2GPI monoclonal antibodies. The β2GPI antigen purification was comprehensively explored and six diferente hybridomas were obtained after cell fusion of immunized mouse lymphocytes with SP2-O murine myeloma cells. The antibodies were purified after hybridomas expansion from ascites (in vivo) and conventional cell culture (in vitro) and their reactivity was evaluated towards the β2GPI antigen either adsorbed to solid phase support (Dot-Blot, immunoblotting, direct ELISA), or in solution (indirect ELISA). β2GPI recognition was achieved with one of the clones in paraffin embedded tissues, and in blood and lymph (ELISA). The application of β2GPI recognition to a sepsis and bacterial translocation animal model granted na unexpected and exciting sequence of achievements concerning the pathophysiology of autoimmunity control by this protein.
  Nutrição, Fundamentos e Aspectos Atuais 3ª Edição
  Julio Tirapegui
  Ano:
Editora:
Páginas:
Dimensão:
ISBN:
  2013
  Atheneu
  477
  22 cm x 29 cm
  9788538804055
Sinopse
Nutrição, fundamentos e aspectos atuais, alcança sua 3ª. edição, integralmente revisto, atualizado e ampliado com novos capítulos e novos colaboradores. No entanto, continua com suas características iniciais, e com a proposta original de estudo dos conhecimentos básicos de nutrição e temas atuais nesta área, o que se faz pela integração dos conceitos nutricionais, fisiológicos, bioquímicos e moleculares relativos à metabolização dos nutrientes no organismo huma¬no e suas repercussões para a saúde. Todos os temas continuam sendo apresentados na forma de perguntas e respostas, o que, de fato, torna mais fácil a compreensão do texto. Foram acrescentados quatro novos capítulos sobre temas atuais da área de nutrição e da alimentação, alguns dos quais geram, ainda hoje, muita controvérsia e discussão por parte da imprensa, da população leiga e até dos próprios cientistas. Estes quatro novos capítulos são os seguintes: Nutrigenômica e Nutrigenética, Aspectos da Relação Dieta, Nutrição e Câncer, Nutrição e Estética e Síndrome Metabólica: Benefícios da Nutrição e do Exercício Físico. Acreditamos que estamos cumprindo com nossa função de transmitir e difundir o conhecimento científico de maneira didática e multidisciplinar, tanto aos profissionais da área biológica quanto e, especialmente, aos estudantes que se iniciam nesta ciência e a sociedade em geral segundo postulados que norteiam a Universidade de São Paulo
  Manual de Biossegurança - 2a. Edição
  Mário Hiroyuki Hirata - Rosário Dominguez Crespo Hirata - Jorge Mancini Filho
  Ano:
Editora:
Páginas:
Dimensão:
ISBN:
  2012
  Manole
  360
  28,5 cm x 21,5 cm
  9788520433164
Sinopse
Esta obra tem por objetivo transmitir de forma precisa, porém simples, a base científica da Biossegurança, permitindo que alunos e profissionais possam conhecer, com a devida amplitude, os fatores relacionados com o tema.
  Nutrição, Metabolismo e Suplementação na Atividade Física 2a_edição
  Julio Tirapegui
  Ano:
Editora:
Páginas:
Dimensão:
ISBN:
  2012
  Atheneu
  467
  28 x 21 cm
  9788538802402
Sinopse
O livro Nutrição e Metabolismo e Suplementação na Atividade Física vem contribuindo desde 2005 com a divulgação dos conhecimentos científicos na área da nutrição esportiva, com ênfase na suplementação de nutrientes ou compostos ergogênicos, para alunos de graduação e de pós-graduação das áreas da saúde, e para profissionais com interesse em nutrição esportiva. Nesta segunda edição como pontos de destaque podemos assinalar 3 novos capítulos e autores, todos professores da Universidade de São Paulos, que apresentam os temas a nível molecular especialmente os capítulos de Genomica Nutricional e Exercício Físico e Sindrome Metabólico e Redução do Risco com o Exercício Físico. Nesta nova edição os capítulos foram atualizados e as informações são de fácil compreensão pelo leitor com gráficos e figuras coloridas que serão de grande utilidade, especialmente a estudantes e profissionais da área de nutrição e educação física e a todos aqueles que atuam na área esportiva.
  Probióticos e Prebióticos em Alimentos
  Susana Maria Isay Saad - Adriano Gomes da Cruz - José de Assis Fonseca Faria
  Ano:
Editora:
Páginas:
Dimensão:
ISBN:
  2011
  Varela
  669
  23,5 x 17cm
  9788577590162
Sinopse
Este livro está dividido em duas partes. A primeira parte lida com aspectos fundamentais dos produtos probióticos e prebióticos, incluindo efeitos sobre a saúde, tecnologias convencionais e não convencionais, legislação, segurança, embalagem, aspectos sensoriais e o ponto de vista do consumidor, um aspecto amplamente ignorado em outros lugares, mas que é uma questão-chave para o sucesso de qualquer desenvolvimento comercial desses alimentos funcionais. A segunda parte discorre diretamente sobre uma grande variedade de aplicações dos probióticos e prebióticos em alimentos, desde matrizes alimentares mais tradicionais, como os leites fermentados, queijos e as bebidas lácteas, até produtos inovadores lácteos, como sorvetes e sobremesas, ou outros produtos, como carnes, pescados, pães, soja, sucos, cacau, café e emulsões alimentícias. Espera-se que o conteúdo deste livro encoraje e contribua com os tecnologistas e microbiologistas no contínuo desenvolvimento de novas gerações de produtos alimentícios probióticos e prebióticos, para os quais a viabilidade e funcionalidade sejam plenamente justificadas, bem como é esperado que chame a atenção de um amplo espectro de público envolvido nessa tarefa no futuro.
  Controle Biológico de Qualidade de Produtos Farmacêuticos, Correlatos e Cosméticos - 3a. Edição
  Terezinha de Jesus Andreoli Pinto - Telma Mary Kaneko - Antonio F. Pinto
  Ano:
Editora:
Páginas:
Dimensão:
ISBN:
  2010
  Atheneu
  784
  23,5 cm x 16,5 cm
  9788574541006
Sinopse
A pretensão das autoras não foi de criar uma obra completa de Controle de Qualidade ou de Controle Biológico de Qualidade de Medicamentos e Cosméticos, mas sim de possibilitar acesso a um livro fácil, conciso e atual, que contribua para o ensino nas Faculdades de Farmácia do país.
  Avaliação Nutricional Teoria e Prática
  Julio Tirapegui - Sandra Maria Lima Ribeiro
  Ano:
Editora:
Páginas:
Dimensão:
ISBN:
  2009
  Guanabara Koogan
  348
  21 cm x 28 cm
  9788527715478
Sinopse
Entendermos a importância do processo de avaliação nutricional, e por verificarmos a grande lacuna existente, na língua portuguesa, de um texto sobre o assunto, pretendemos apresentar esta obra ao público. Contamos com a imprescindível colaboração de especialistas na área. Planejamos o livro para ser dividido em seis partes, assim delimitadas: Parte I: Conceitos fundamentais ? Nessa parte são discutidas as etapas a cumprir no processo de avaliação do estado nutricional. Parte II: Avaliação do consumo alimentar ? Discute a etapa fundamental no trabalho do nutricionista ou do profissional ligado à nutrição, ou seja, saber avaliar e interpretar aquilo que as pessoas comem. Parte III: Antropometria e composição corporal ? Aspecto da avaliação nutricional que tem adquirido muita projeção nos últimos anos, por conta de novas técnicas, mais sofisticadas, que permitem uma discussão aprofundada dos diferentes componentes do corpo humano. Parte IV: Avaliação do estado nutricional a partir de métodos bioquímicos ? Utilizados na avaliação do estado nutricional, tais métodos constituem ferramenta precisa e sensível de avaliação. Ainda, a interpretação de marcadores metabólicos específicos, como os relacionados especificamente a doenças cardiovasculares ou estresse oxidativo, é útil no sentido de fornecer uma visão mais ampla do diagnóstico nutricional. Parte V: Avaliação do gasto energético ? O planejamento dietético requer uma análise ampla do balanço energético, consistindo na interpretação daquilo que os indivíduos consomem de energia e do que é gasto nas atividades do dia-a-dia. Dessa forma, o conhecimento e a interpretação de diferentes métodos, técnicas e instrumentos são fundamentais. Parte VI: Avaliação do estado nutricional de grupos específicos ? Finalmente, pretendemos abordar grupos populacionais específicos, dentro das peculiaridades relacionadas ao estado nutricional. Incluímos nessa parte a interpretação dos transtornos alimentares. Muitas vezes, o nutricionista se depara com comportamentos alimentares suspeitos, quando então deve ser capaz de identificar atitudes patológicas, tratando-as adequadamente ou encaminhando o paciente a um especialista na área. Sem dúvida, nenhuma obra seria capaz de esgotar um assunto tão profundo e cercado de controvérsias. Assim, pensamos apenas em colaborar com ?alguns tijolinhos? Na construção desse assunto tão apaixonante.
  Biodisponibilidade de Nutrientes
  Silvia Maria Franciscato Cozzolino
  Ano:
Editora:
Páginas:
Dimensão:
ISBN:
  2009
  Manole Ltda.
  1172
  23,5 cm x 16 cm
  9788520428283
Sinopse
O livro Biodisponibilidade de Nutrientes vem contribuindo para a divulgação dos conhecimentos científicos na área da nutrição, com ênfase na biodisponibilidade de nutrientes, para alunos de graduação e de pós-graduação das áreas da saúde, e para profissionais com interesse em alimentação e nutrição. Nesta terceira edição os capítulos das edições anteriores foram atualizados e novos foram incluídos, mostrando a preocupação em destacar assuntos que têm despertado interesse, seja por serem novas descobertas, ou por representarem a introdução de novas metodologias.
  Dicionário de Termos Farmacêuticos - Ciências Farmacêuticas
  Cristina Northfleet de Albuquerque
  Ano:
Editora:
Dimensão:
ISBN:
  2009
  Guanabara Koogan
  
  27,5 cm x 21 cm
  9788527715508
Sinopse
O ensino de Ciências Farmacêuticas no Brasil vem sendo alvo de grande atenção e inúmeras discussões nos últimos anos, o que gerou uma reformulação da estrutura curricular do curso, em âmbito nacional. Tal medida visa a formação de farmacêuticos competentes, sagazes, críticos, humanistas, com visão sistêmica, preparados para trabalhar em equipe e comprometidos com a sociedade e a cidadania. A Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP), como referência nacional e internacional de ensino, pesquisa e extensão universitários, caracteriza-se ainda por seu comprometimento com o desenvolvimento sustentável nas dimensões científica, social e econômica. Assim, a FCF-USP temse mantido atenta às transformações sociais,políticas e científicas. Tem prestado contribuição relevante nas áreas de medicamentos, alimentos e nutrição experimental, análises clínicas e toxicológicas, nas questões de gestão ambiental, da farmacovigilância, transgênicos, biotecnologia e biologia molecular, sem se descuidar da atenção farmacêutica. A criação da Série de Ciências Farmacêuticas é resultado de todo esse empenho e destina-se tanto a estudantes como profissionais no âmbito das Ciências Farmacêuticas, com o objetivo de lhes fornecer fontes de estudo e pesquisa. Os profissionais envolvidos na elaboração da Série, como coordenadores e colaboradores, têm ampla capacitação nas áreas específicas de atuação, estando aptos a competentemente abordarem os assuntos, dada a sua larga experiência profissional.
  Sistema de Gestão Ambiental - Ciências Farmacêuticas
  Terezinha de Jesus Andreoli Pinto - Michele Vitolo - Alfredo Tenuta Filho - Yara Maria Lima Mardegan
  Ano:
Editora:
Páginas:
Dimensão:
ISBN:
  2009
  Guanabara - Koogan
  380
  28 x 21 cm
  9788527715331
Sinopse
Esta obra visa à disseminação do conceito e abrangência de sistemas de gestão ambiental oferecidos nos cursos de graduação em Farmácia e áreas afins. Destina-se igualmente aos profissionais da área de Ciências Farmacêuticas em seu conceito mais amplo, que abrange Quí¬mica, Biologia e Física. É o único livro que trata da gestão ambiental na áre de farmácia.
  Tecnologia de Produtos Lácteos Funcionais
  Maricê Nogueira de Oliveira
  Ano:
  2009
  
  
  
  
Sinopse
O efeito benéfico de determinados tipos de alimentos sobre a saúde do hospedeiro é conhecido há muito tempo. Apesar disso, o estudo desses alimentos e de seus componentes responsáveis por esse efeito tornou-se intenso apenas nos últimos anos. Estes são atualmente denominados alimentos funcionais sendo também chamados nutracêuticos, alimentos desenhados, alimentos medicinais, alimentos terapêuticos, super alimentos. O estudo da tecnologia de produtos lácteos funcionais iniciou-se no Departamento de Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo em 1994 com estudos sobre a manufatura e a qualidade de iogurtes. Atualmente visa definir as operações e processos envolvidos na fabricação dos produtos lácteos funcionais. As prioridades são aplicar as culturas probióticas, estabelecer co-culturas suportes, verificar diferentes possibilidades de suplementação do leite e incorporação de ingredientes funcionais (frutas tropicais e fibras alimentícias), estudar a viabilidade das bactérias bem como características sensoriais, microestrutura e textura dos produtos. Modelização e otimização de ingredientes e parâmetros de processo bem como ferramentas de biologia molecular e benefícios para a saúde do hospedeiro são empregados nas pesquisas em andamento. O ensino na área de tecnologia de leite e de lácteos funcionais assim como os resultados obtidos nas pesquisas realizadas com alimentos funcionais contendo probióticos, sobretudo leites fermentados e derivados, há mais de quinze anos, tornou possível a elaboração deste livro. Isto se deu também graças à colaboração de especialistas na área, alunos e amigos. Publicado pela Editora Atheneu o livro aborda os seguintes temas: (i) Os alimentos funcionais e os lácteos funcionais; (ii) O Leite: Importância Biológica e Industrial. Fisiologia da Produção de Leite. Composição. Propriedades Físico-Químicas, Análises; (iii) Obtenção Higiênica do Leite. Beneficiamento; (iv) Culturas Lácticas e Probióticas: Identificação, Classificação, Detecção e Aplicação Tecnológica; (v) Emprego de Bactérias Lácticas Geneticamente Modificadas na Indústria de Lacticínios; (vi) Benefícios das Culturas Láticas Probióticas; (vii) Prebióticos; (viii) Soro de Leite: Importância Biológica, Comercial e Industrial. Principais Produtos; (ix) Características Funcionais de Leites Fermentados e Outros Produtos Lácteos; (x) Bebidas Lácteas Fermentadas e Seu Potencial Funcional; (xi) Queijo e Seu Potencial Como Alimento Funcional
  Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica - Ciências Farmacêuticas
  Silvia Storpirtis - Ana Luiza Pereira Moreira Mori - Angélica Yochiy - Eliane Ribeiro - Valentina Porta
  Ano:
Editora:
Dimensão:
ISBN:
  2008
  Guanabara Koogan
  
  27,5 cm x 21 cm
  9788527713801
Sinopse
O objetivo da obra é oferecer aos estudantes dos cursos de graduação. Em Farmácia, no Brasil, bem como aos profissionais das áreas de Farmácia Hospitalar, Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica, os subsídios que permitam o planejamento e a implementação de suas atividades. Estruturada em quatro partes, a obra apresenta os aspectos gerais relativos à saúde no País, a Farmácia Hospitalar e suas funções, a Farmácia Clínica e a Atenção Farmacêutica como práticas profissionais, os aspectos filosóficos e educacionais das referidas áreas, além de experiências nacionais e de países como Chile, Portugal e Espanha, relatadas por especialistas reconhecidos internacionalmente. O leitor também encontrará extensa bibliografia para consulta e questões para avaliação da compreensão dos temas abordados.
  Fundamentos de Farmacobotânica e de Morfologia Vegetal
  Fernando de Oliveira - Gokithi Akisue
  Ano:
Editora:
Páginas:
Dimensão:
ISBN:
  2008
  Atheneu
  243
  28 cm x 30 cm
  9788573791884
Sinopse
Fundamentos de Farmacobotânica e de Morfologia Vegetal em sua 3º edição, vem propiciar um melhor conhecimento das plantas medicinais e das drogas vegetais, tendo por base o estudo da morfologia vegetal. O presente livro torna-se de grande utilidade nas seguintes áreas de conhecimento: - Botânica aplicada à Farmácia – Cursos de Farmácia, de Biologia e de Ciências Agrárias - Estudo de plantas medicinais e das drogas por elas elaboradas - Estudo de plantas tóxicas - Estudo de plantas utilizadas na alimentação, pela microscopia dos alimentos vegetais. Obra básica para os cursos das Ciências da Saúde e Ciências Agrárias, bem como para todos os profissionais interessados em Botânica.
  Fundamentos de Toxicologia 3a edição
  Seizi Oga - Márcia Maria de Almeida Camargo - José Antonio de Oliveira Batistuzzo
  Ano:
Editora:
Páginas:
Dimensão:
ISBN:
  2008
  Atheneu
  696
  26,5 cm x 18 cm
  9788574540986
Sinopse
O livro, que nas edições anteriores já era considerado como obra de referência consagrada na área de Toxicologia, foi otimizado e ampliado, com a inclusão de novos capítulos e autores especialistas de todo Brasil. Mais de 20 autores novos se juntaram àqueles da segunda edição, tornando a obra ainda mais completa. Além da atualização dos capítulos, novos temas foram incorporados nessa nova edição, incluindo “Controle terapêutico”, “Ecotoxicologia”, “Contaminantes da água e do solo”, “Cianobactérias e microalgas tóxicas em ambientes aquáticos” e “Toxicologia ocular”. Comparada com a segunda edição, mais de 200 páginas foram acrescidas. O livro é, sem dúvida alguma, excelente fonte de informação não somente para estudantes, devido ao seu caráter didático, mas também para pesquisadores e profissionais, pois traz a experiência de diversos especialistas nas diferentes áreas da Toxicologia.
  Guia Zanini-Oga de Interações Medicamentosas
  Seizi Oga - Aulus Conrado Basile - Maria Fernanda Carvalho
  Ano:
Editora:
Páginas:
Dimensão:
ISBN:
  2008
  Atheneu
  402
  17 cm x 23,5 cm
  8574540749
Sinopse
O lançamento de medicamentos genéricos aumentou sensivelmente o número de medicamentos monofármacos em relação aos multifármacos no Brasil , vindo a contribuir para o tratamento de pacientes com o menor número possível de agentes terapêuticos. Esta obra visa oferecer aos leitores o fundamento teórico das interações medicamentosas, além da lista contendo 3.482 interações dos medicamentos mais utilizados no nosso país.
  Manual de Controle de Qualidade do Mel
  Ligia Bicudo de Almeida Muradian - Alexandre Bera
  Ano:
Editora:
Páginas:
Dimensão:
  2008
  Apacame
  32
  14 cm x 21 cm
  
Sinopse
O presente trabalho teve como objetivo principal, a apresentação das metodologias das análises físico-químicas de méis segundo a legislação brasileira vigente...A necessidade de melhoria contínua para se obter um produto de qualidade deu origem a este manual.
  Micologia - Ciências Farmacêuticas
  Sandro Rogério de Almeida
  Ano:
Editora:
Dimensão:
ISBN:
  2008
  Guanabara Koogan
  
  27,5 cm x 21 cm
  9788527714037
Sinopse
Os fungos, desde a mais remota Antiguidade, fazem parte do interesse do ser humano, sob os mais diversos aspectos. Suspeitos de causar doenças bem antes das descobertas de Pasteur, têm sido estudados intensamente desde o século XIX até a atualidade,em Agronomia, Veterinária, Biologia, Ecologia, Odontologia, Medicina, Farmácia e outras ciências. O ensino da Micologia nos currículos farmacêuticos é essencial para o aprimoramento profissional, científico e técnico na formação das novas gerações dedicadas à saúde e bem-estar das populações que procuram alívio para suas moléstias, na produção de medicamentos e alimentos. A obra do Professor Sandro Rogério de Almeida contribui para a Micologia tornar-se mais difundida e mais bem conhecida entre os estudantes de Análises Clínicas, farmacêuticos, biomédicos, veterinários, dentistas, médicos, enfermeiros e outros profissionais.
  Minerales en Alimentos y Dietas Iberoamericanas
  Célia Colli
  Ano:
Editora:
Páginas:
Dimensão:
ISBN:
  2008
  Sban
  165
  22,5 cm x 15,7 cm
  9788589559034
Sinopse
Este libro es el resultado del trabajo conjunto de ivestigadores de 7 países iberoamericanos que compusieran la RED XI.G (Red Iberoamericana) de Evaluación Nutricional y Toxicológica de Alimentos Procesados), coordinados por Enrique Yañez. El grupo se reunió durante 3 años, financiado por el programa CYTED, para intercambio de cursos, pasantías y de conocimientos em el área de minerales em alimentos y dietas latinoamericanas.
  Toxicologia Analítica
  Regina Lúcia de Moraes Moreau - Maria Elisa Pereira Bastos de Siqueira
  Ano:
Editora:
Dimensão:
ISBN:
  2008
  Guanabara Koogan
  
  27,5 x 21 cm
  9788527714327
Sinopse
A Toxicologia, por sua abrangência, é uma ciência que apresenta características multidisciplinar e multiprofissional, e, assim, escrever o livro abordando a Toxicologia Analítica envolveu, de forma muito pertinente, os diferentes aspectos dessa área. Nos dias atuais, a Toxicologia ocupa um papel de grande destaque, pois visa tanto a proteção do ser humano quanto do meio ambiente, quando estabelece diversos parâmetros que resguardam a ambos. O domínio da Toxicologia Analítica permite obter as informações de maneira fidedigna, dando condições de intervenção tanto na reversão como na prevenção de quadros toxicológicos. As autoras, Professoras Regina Lúcia de Moraes Moreau e Maria Elisa Pereira Bastos de Siqueira, assumiram o desafio da organização do livro Toxicologia Analítica, pois a experiência que acumularam nos anos de militância na área da Toxicologia permitiu-lhes atingir o grande objetivo de selecionar e, também, reunir especialistas de reconhecida competência na área para concretização da edição deste livro. As quatro unidades do livro: Fundamentos das Análises Toxicológicas, Principais Finalidades das Análises Toxicológicas, Preparo de Amostras e Métodos de Análise, dão a orientação necessária que contempla os princípios básicos da análise toxicológica.
  Vendendo Saúde
  Eduardo Bueno - Paula Taitel Baum
  Ano:
Editora:
Páginas:
Dimensão:
  2008
  Anvisa
  160
  22 x 24 cm
  
Sinopse
A Anvisa disponibilizou em sua página na internet o livro Vendendo Saúde - A História da Propaganda de Medicamentos no Brasil, (uma publicação realizada sob supervisão da Agência que traz uma pesquisa sobre como a propaganda foi determinante para formar os hábitos de consumo de medicamentos no Brasil, já a partir do final do período do Império até os dias de hoje.
  A Universidade em Debate
  Franco Maria Lajolo - José Aparecido da Silva - Wanderley Messias da Costa
  Ano:
Editora:
Páginas:
Dimensão:
  2007
  USP CCS
  162
  20,5 cm x 14,3 cm
  
Sinopse
Para organizar a coletânea, optamos por estabelecer critérios simples como, por exemplo, o requisito de que o texto tenha sido publicado nesse período e que, ao mesmo tempo, tenha abordado diretamente os temas relacionados aos eventos e à natureza dos debates já mencionados. Como resultado dessa seleção, o leitor poderá notar que foram aqui reunidos todos os textos publicados no semestre, abrangendo indistintamente todas as posições do amplo espectro acadêmico, ideológico e político da universidade e de fora dela.
  Fisiologia da Nutrição Humana
  Rebeca Carlota de Angelis - Julio Tirapegui
  Ano:
Editora:
Páginas:
Dimensão:
ISBN:
  2007
  Atheneu
  596
  21,5 cm x 28,5 cm
  8573797916
Sinopse
O objetivo de seus coordenadores editorais e colaboradores foi o de apresentar a fisiologia da nutrição humana, de forma profunda e abrangente, ampliando os conceitos da ciência da nutrição, tendo em vista a conquista de melhor qualidade de vida, vale dizer: a saúde - fato inegável frente às pesquisas especializadas e os avanços da clínica de nutrição contemporânea.
  Imunoensaios - Fundamentos e Aplicações - Ciências Farmacêuticas
  Adelaide José Vaz - Kioko Takei - Ednéia Casagranda Bueno
  Ano:
Editora:
Páginas:
Dimensão:
ISBN:
  2007
  Guanabara Koogan
  372
  21 cm x 27,5 cm
  9788527713344
Sinopse
O conteúdo deste livro foi elaborado para abranger o ensino da Imunologia Clínica no contexto das Análises Clínicas, com foco nos testes imunológicos, seus princípios e suas aplicações. O livro foi organizado em duas partes. Os aspectos gerais da Imunologia e a metodologia dos Imunoensaios com ilustrações compõem a primeira parte. A segunda parte aborda a aplicação dos Imunoensaios, que foi explorada por grupos de afecções, em uma divisão que muitas vezes se imbrica, remetendo o leitor simultaneamente a dois ou mais capítulos.
  Vigilância Sanitária - Tópicos Sobre Legislação e Análise de Alimentos
  Ligia Bicudo de Almeida Muradian - Marilene De Vuono Camargo Penteado
  Ano:
Editora:
Páginas:
Dimensão:
ISBN:
  2007
  Guanabara Koogan
  203
  20,9 x 27,9 cm
  9788527713399
Sinopse
O tema do livro organizado pelas professoras Ligia Bicudo de Almeida-Muradian e Marilene De Vuono Camargo Penteado, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, reflete o cenário atual deste mundo globalizado, em que a qualidade assumiu papel determinante na vida do indivíduo, notadamente na sua saúde. As autoras abordam a evolução da legislação brasileira e sua contextualização no panorama internacional, além de discorrer sobre os vários aspectos do registro de alimentos industrializados no País. Estreitamente ligado a esses temas, o controle de qualidade é conduzido sob os pontos de vista da metodologia envolvida na análise de cada um dos tipos clássicos de alimentos. A participação de colaboradores especialistas em controle de alimentos e na legislação pertinente, pertencentes a órgãos de fiscalização e de vigilância sanitária, entre outros, de formações relacionadas à multidisciplinaridade do tema, conferem caráter pragmático à publicação.
  Atualidades em Ciência e Tecnologia de Carnes
  Massami Shimokomaki - Rubison Olivo - Nelcindo Nascimento Terra - Bernadette Dora G. de Melo Franco
  Ano:
Editora:
Páginas:
Dimensão:
ISBN:
  2006
  Varela
  236
  23 cm x 15,8 cm
  8585519940
Sinopse
Este livro, com 20 capítulos, cobre uma série de tópicos de relevância para o momento atual na área de Ciência e Tecnologia de Carnes no Brasil, com enfoque à qualidade da carne e seus derivados. Oferece uma visão estrategicamente dirigida ao setor, apresentando os problemas e situações que mais afetam a qualidade da carne, enfatizando àquelas voltadas às atividades das indústrias. Abrange o manejo dos animais, maciez, cor, fermentação, pro- cessamento, ingredientes, equipamentos, produtos típicos brasileiros, problemas e soluções. É uma obra de referência atendendo aos anseios dos profissionais acadêmicos e de empresas do setor produtivo bem como estudantes da área de alimentos. Espera-se que esta obra venha contribuir para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia de Carnes no Brasil, ajudando no preenchimento de uma lacuna há muito tempo reclamada por aqueles que militam na área.
  Carbohidratos en Alimentos Regionales IberoAmericanos
  Franco Maria Lajolo - Elizabete Wenzel de Menezes
  Ano:
Editora:
Páginas:
Dimensão:
ISBN:
  2006
  Edusp
  646
  23 cm x 15,5 cm
  8531409357
Sinopse
Resultado de estudos sobre fontes potenciais de carboidratos desenvolvidos em projeto financiado pelo Programa Ibero-americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento e pelo CNPq, este livro analisa de forma clara e concisa a influência dos carboidratos na saúde e na indústria alimentícia. Seus 26 capítulos abordam temas como metodologia analítica, estrutura e propriedades físico-químicas, aspectos clínicos e epidemiológicos dos carboidratos, moléculas biológicas mais encontradas na natureza e nutrientes de grande importância para o homem. Apresentando textos em espanhol e português, a intenção do projeto é oferecer informações regionais sobre o tema que normalmente não estão disponíveis ao público em geral. Este livro, que abrange aspectos básicos, tecnológicos e fisiológicos da investigação sobre carboidratos, é de grande utilidade para profissionais e estudantes de ciência e tecnologia de alimentos, nutrição e saúde.
  Microbiologia dos Alimentos
  Bernadette Dora G. de Melo Franco - Mariza Landgraf
  Ano:
Editora:
Páginas:
Dimensão:
ISBN:
  2006
  Atheneu
  195
  26,8 cm x 18,3 cm
  8573791217
Sinopse
Microbiologia dos Alimentos é livro-texto básico dirigido a estudantes e profissionais da área de alimentos. A microbiologia dos alimentos é um importantíssima área da microbiologia aplicada, e deve, por isso, ser privelegiada com as melhores e mais atuais informações disponíveis. É isso que nos oferece o presente livro.
  Nutrição Fundamentos e Aspectos Atuais 2a_edição
  Julio Tirapegui
  Ano:
Editora:
Páginas:
Dimensão:
ISBN:
  2006
  Atheneu
  364
  21 cm x 28 cm
  8573797916
Sinopse
Nutrição ? Fundamentos e Aspectos Atuais chega a sua 2a Edição, integralmente revista, atualizada e ampliada, com novos capítulos e novos colaboradores. Sua proposta didática é a mesma: o estudo dos conhecimentos básicos de nutrição e dos temas atuais a ela ligados, o que se dá pela integração dos conceitos nutricionais, fisiológicos e bioquímicos, convergentes para a metabolização dos nutrientes no organismo humano e seus efeitos sobre a saúde. O livro foca com muita propriedade o estudo dos alimentos funcionais e geneticamente modificados. Esses assuntos ganharam grande importância na modernidade.
  Nutrição, Metabolismo e Suplementação na Atividade Física
  Julio Tirapegui
  Ano:
Editora:
Páginas:
Dimensão:
ISBN:
  2005
  Atheneu
  368
  21 x 28 cm
  8573797584
Sinopse
Nutrição, Metabolismo e Suplementação na Atividade Física tem por objetivo estudo diferenciado da alimentação do atleta, em comparação às demais pessoas praticantes ou não de atividades física. Como se sabe, nos atletas, o gasto energético encontra-se significativamente aumentado, o que leva à ingestão especial de nutrientes, tendo por base o tipo, a intensidade e a duração do tempo da atividade física, a fase de treinamento e o momento em que deve ocorrer a ingestão. Nutrição, Metabolismo e Suplementação na Atividade Física apresenta quatro partes, 30 capítulos e conta com a colaboração de 30 professores da Universidade de São Paulo - USP, da Universidade Estadual Paulista - UNESP e da Universidade do Chile. As partes são as seguintes: PARTE I - Nutrição no Esporte - enfoca o estudo de cada um dos diferentes nutrientes e suas repercussões para a saúde do atleta. Analisa a avaliação da composição corporal, a hidratação e o crescimento muscular em seus conceitos bioquímicos, nutricionais e endócrinos. PARTE II - Suplementação na Atividade Física - estudo abrangente, baseado em evidências científicas dos compostos chamados ergogênicos, habitualmente utilizados para aumento da performance e da massa muscular. Há capítulo especial sobre doping, seu uso e as conseqüências prejudiciais ao organismo do atleta. PARTE III - Aspectos Fisiológicos e Bioquímicos da Atividade Física - como bem diz o seu título, trata das modificações fisiológicas e bioquímicas decorrentes da atividade física dos atletas. Enfoca aspectos endócrinos, cardiovasculares, imunológicos, estresse oxidativo, excesso de treinamento e gasto energético. PARTE IV - Considerações Sobre Temas Atuais no Esporte - aborda temas especiais, como: a nutrição no futebol, nos atletas portadores de deficiência física, nas maratonas, na regulação do peso dos atletas, e o uso de alimentos funcionais no esporte, fadiga e exercícios físicos. Nutrição, Metabolismo e Suplementação na Atividade Física é livro do momento, cuja leitura se tornará de grande utilidade para estudantes e profissionais de nutrição, envolvidos com os que praticam atividade física, de maneira geral: atletas e inclusive não-atletas, por seu conteúdo atual e abrangente.
  Purificação de Produtos Biotecnológicos
  Adalberto Pessoa Junior - Beatriz Vahan Kilikian
  Ano:
Editora:
Páginas:
Dimensão:
ISBN:
  2005
  Manole Ltda.
  444
  27,8 x 21,4 cm
  852042032X
Sinopse
Esta obra é formada por 22 capítulos elaborados por pesquisadores atuantes, que pertencem a renomadas instituições de ensino e pesquisa no Brasil. O objetivo é descrever didaticamente as diferentes técnicas da purificação de biomoléculas, cuja importância é indiscutível na área biotecnológica. A despeito da diversidade de técnicas disponíveis e das particularidades das biomoléculas, sobretudo em virtude de sua fragilidade, foi possível organizar os capítulos em quatro conjuntos, de modo a contemplar as técnicas para clarificação (separação entre células e meio de cultivo), a purificação inicial (baixa resolução), a qual é freqüentemente associada à concentração da molécula-alvo, a purificação de elevada resolução e o acondicionamento final. Apresentam-se fundamentos, aspectos práticos e exemplos, a fim de que o leitor tenha elementos para estabelecer o processo adequado à purificação de determinada biomolécula nas escalas laboratorial e industrial. O público–alvo deste livro são alunos de cursos de graduação em Engenharia Química, Farmácia-bioquímica, Engenharia de Alimentos, Química, Engenharia de Bioprocessos, Biotecnologia, Engenharia Bioquímica, Biologia e, sobretudo, alunos de cursos de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) em áreas correlatas. Indústrias e laboratórios que atuam na área de biotecnologia também serão beneficiados pelo livro, pois se apresentam técnicas de uso consagrado e técnicas em desenvolvimento.
  Gerenciamento da Produção para Farmacêuticos
  Lauro Domingos Moretto
  Ano:
Editora:
Páginas:
Dimensão:
ISBN:
  2004
  RCN
  253
  23,5 cm x 16,5 cm
  8586214035
Sinopse
Este livro está voltado para expor as mais tradicionais técnicas de gerenciamento ou supervisão, na tentativa de contribuir para com os acadêmicos e profissionais farmacêuticos acerca das teorias que interpretam as relações entre níveis hierárquicos próximos. Nas organizações é muito comum as críticas recíprocas entre chefes-subordinados, aflorando os conhecidos "problemas de comunicação", as ineficiências e tantas outras incoerências e divergências comuns nesses relacionamentos. Os tópicos escolhidos para este compêndio foram selecionados dentre aqueles que são considerados mais importantes nas relações interpessoais, além de alguns outros que constituem a essência das áreas produtivas, ou seja, o planejamento, a programação e o controle da produção. Este livro é destinado a acadêmicos, profissionais que atuam em indústrias ou escritórios e também a muitas pessoas que buscam entender as formas eficientes de relacionamento ou mesmo explicar as falhas mais comuns de comunicação dentro de uma hierarquia funcional. A forma objetiva em que está escrito o texto, a linguagem simples, a inclusão de gráficos e a apresentação de quadros explicativos contribuem para o entendimento dos assuntos expostos. "Gerenciamento da Produção para Farmacêuticos" coloca em evidência inúmeras ferramentas para uma eficiente supervisão, em todos os níveis hierárquicos, contribuindo para o aperfeiçoamento das relações entre dirigentes e subordinados, com claro objetivo direcionado para a formação de equipes de trabalho, em busca da produtividade com qualidade e harmonia nas relações humanas do trabalho.
  Controle Biológico de Qualidade de Produtos Farmacêuticos, Correlatos e Cosméticos - 2a. Edição
  Terezinha de Jesus Andreoli Pinto - Telma Mary Kaneko - Mitsuko Taba Ohara
  Ano:
Editora:
Páginas:
Dimensão:
ISBN:
  2003
  Atheneu
  343
  33 cm x 17 cm
  857454082X
Sinopse
A pretensão das autoras não foi de criar uma obra completa de Controle de Qualidade ou de Controle Biológico de Qualidade de Medicamentos e Cosméticos, mas sim de possibilitar acesso a um livro fácil, conciso e atual, que contribua para o ensino nas Faculdades de Farmácia do país.
  Envelhecimento cutâneo à luz da Cosmetologia
  Luciana Scotti - Maria Valéria Robles Velasco
  Ano:
Editora:
Páginas:
Dimensão:
ISBN:
  2003
  Tecnopress
  114
  21 cm x 14 cm
  8586543349
Sinopse
O envelhecimento cutâneo tem grande importância na pesquisa, influenciando muito no bem-estar psíquico do indivíduo e nos relacionamentos sociais, na auto-estima e na qualidade de vida. Devido a isso, é dado crescente valor à aparência e, cada vez mais as pessoas buscam a juventude da pele, visando mantê-la firme, macia, com aparência saudável e homogeneamente pigmentada. A Cosmetologia busca entender profundamente este processo, desenvolvendo diversas formulações que retardam o envelhecimento cutâneo, com ações emoliente, umectante, hidratante, tonificante, fotoprotetora e uniformizadora da textura da pele. Para atingir isto, os produtos cosméticos incorporam vitaminas, oligoelementos, extratos vegetais, antioxidantes, alfa e beta hidroxiácidos e protetores solares, dentre outros. O público está mais exigente, esclarecido e interessado nos efeitos reais das formulações cosméticas, e menos enganáveis pela falsa publicidade. Portanto, os cosmetólogos estão constantemente pesquisando substâncias novas para combater e principalmente, prevenir o envelhecimento cutâneo. Novas formulações têm sido desenvolvidas com substâncias que possam atingir a eficácia pretendida e que sejam seguras ao usuário.
  Transgênicos Bases Científicas da Sua Segurança
  Franco Maria Lajolo - Marília Regina Nutti
  Ano:
Editora:
Páginas:
Dimensão:
ISBN:
  2003
  Sban
  110
  23,5 x 17 cm
  8589559017
Sinopse
A Sociedade Brasileira de Alimentos e Nutrição (SBAN) tem o orgulho e a alegria de apresentar Transgênicos bases científicas da sua segurança, trabalho dos seus associados, os professores Franco Lajolo e Marília Nutti. Entendemos que uma das funções mais importantes de sociedades científicas que queiram participar do necessário debate sobre ciência, política científica e cidadania é difundir informações de relevância e de confiabilidade. E este livro, ao divulgar e discutir um dos temas de ponta da ciência contemporânea e de maior impacto social, cumpre integralmente essa função.
  Manual de Biossegurança
  Mário Hiroyuki Hirata - Jorge Mancini Filho
  Ano:
Editora:
Dimensão:
ISBN:
  2002
  Manole
  
  28,5 cm x 21,5 cm
  8520413951
Sinopse
Esta obra tem por objetivo transmitir de forma precisa, porém simples, a base científica da Biossegurança, permitindo que alunos e profissionais possam conhecer, com a devida amplitude, os fatores relacionados com o tema. Abordando tópicos como os aspectos que visam à segurança daqueles que trabalham em laboratórios, o manuseio e o descarte de resíduos e produtos químicos, o risco de câncer na atividade laboratorial, além de levantar questões quanto à legislação e qualidade total pertinentes ao tema, este livro torna-se um manual indispensável para todos os laboratórios de pesquisa, de ensino ou de rotina, que trabalham com produtos químicos, material biológico, medicamentos, cosméticos e correlatos, radioisótopos e organismos geneticamente modificados.
  Micologia - Métodos Laboratoriais de Diagnóstico das Micoses
  Paulo Suyoshi Minami
  Ano:
Editora:
Páginas:
Dimensão:
ISBN:
  2002
  Manole
  210
  32,5 cm x 16,5 cm
  8520414907
Sinopse
A micologia tem despertado o interesse de clínicos, analistas clínicos, veterinários, dentistas, biólogos e outros profissionais, pela grande ocorrência de micoses, tanto em seres humanos como entre animais. A extrema dificuldade de diagnóstico, prognóstico e tratamento das micoses é um mito. A determinação precoce da citologia fúngica permite, na maior parte dos casos, uma terapêutica específica bem-sucedida. Este livro auxilia alunos, professores e analistas laboratoriais a diagnosticar de forma precisa as doenças micóticas.
  Fibra Dietética em Iberoamérica: Tecnología y Salud
  Franco Maria Lajolo - Elizabete Wenzel de Menezes
  Ano:
Editora:
Páginas:
Dimensão:
ISBN:
  2001
  Varela
  469
  24 cm x 17 cm
  8585519592
Sinopse
Esta obra é uma produção da Projeto CYTED XI.6. "Obtención y Caracterización de Fibra Dietética para su Aplicación en Alimentos para Regímenes Especiales" é patrocinado pelo Programa Iberoamericano de Ciência e Tecnologia para para o Desenvolvimetno (CYTED) - Subprograma XI "Tratamento e Conservação de Alimentos" e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Neste projeto se densenvolvem investigações básicas, tecnológicas e fisiológicas, sobre fontes potenciais de fibra dietética, obitdas de recursos vegetais regionais, e envolve 22 unidades de nove países iberoamericanos. Graças ao esforço e dedicação de diversos participantes do projeto XI.6 e outros colegas que trabalham na área, foi possível reunir em 34 capítulos, temas que vão desde a metodologia analítica, caracterização estrutural e propriedades fisicoquímicas, até os aspectos clínicos epidemiológicos e legislaticos da fibra dietética. Com isto se pretende gerar informação regional sobre a fibra, normalmente não disponível em publicações internacionais, integrar uma publicação em português e espanhol, conhecimentos químicos, tecnológicos e fisiológicos de utilidade para o desenvolvimento de investigações nesta temática e oferecer material de utilidade tanto em investigação como fins didáticos, que podem servir a organismo privados, entidades governamentares e universidades.
  Contenido en Fibra Detética y Almídon Resistente en Alimentos y Productos Iberoamericanos
  Elizabete Wenzel de Menezes - Franco Maria Lajolo
  Ano:
Editora:
Páginas:
Dimensão:
ISBN:
  2000
  Docuprint
  121
  22,5 cm x 15 cm
  8590122514
Sinopse
SABE-SE HOJE que a chamada fibra dietética é um componente dos alimentos importante para a fisiologia do sistema digestivo e para modulação de funções metabólicas podendo auxiliar na prevenção de doenças crônico-degenerativas. Porém, o conhecimento dos mecanismos envolvidos, essencial para a inovação tecnológica, produção de novos ingredientes e novos alimentos ou para orientar o processamento de alimentos convencionais, é ainda limitado. Nestes livros, reunimos de forma integrada aspectos das pesquisas em andamento em diversos países que cobrem, desde a quantificação, caracterização química, a metodologia analítica, a ação fisiológica e clínica, até tecnologias de obtenção de produtos especiais. São trabalhos desenvolvidos pelos participantes do Projeto XI. 6 "Obtención y caracterización de fibra dietética para su aplicación en alimentos para regímenes especiales". Acreditamos que se trata de um retrato importante das principais linhas de pesquisa, projetos e resultados, útil para consulta pelos pesquisadores da área bem como para a indústria e organismos reguladores do governo.
  Controle Biológico de Qualidade de Produtos Farmacêuticos, Correlatos e Cosméticos - 1a. Edição
  Terezinha de Jesus Andreoli Pinto - Telma Mary Kaneko - Mitsuko Taba Ohara
  Ano:
Editora:
Páginas:
Dimensão:
ISBN:
  2000
  Atheneu
  314
  23,5 cm x 16,5 cm
  8574540080
Sinopse
A pretensão das autoras não foi de criar uma obra completa de Controle de Qualidade ou de Controle Biológico de Qualidade de Medicamentos e Cosméticos, mas sim de possibilitar acesso a um livro fácil, conciso e atual, que contribua para o ensino nas Faculdades de Farmácia do país.
  Nutrição fundamentos e aspectos atuais. 1ª. Edição
  Julio Tirapegui
  Ano:
Editora:
Páginas:
Dimensão:
ISBN:
  2000
  Atheneu
  284
  21 x 28 cm
  857379285X
Sinopse
Este livro, que apresentamos aos estudantes e profissionais da área biológica, visa precisamente fornecer conhecimentos fundamentais e mostrar aspectos atuais da nutrição. Acreditamos que a apresentação dos diferentes temas na forma de perguntas e respostas será benéfico especialmente para estudantes iniciantes. Aos profissionais, sem dúvida, será uma valiosa fonte de consulta sobre os temas abordados, sempre acompanhados por uma vasta e atualizada literatura científica.
  Toxicologia de Alimentos
  Antonio Flávio Midio - Deolinda Izumida Martins
  Ano:
Editora:
Páginas:
Dimensão:
ISBN:
  2000
  Varela
  304
  24 x 17 cm
  858551955X
Sinopse
Considera-se alimento toda e qualquer substância ou mistura de substâncias capazes de fornecer nutrientes plásticos, energéticos e biorreguladores para a manutenção da vida. A partir dessa definição, pressupõe-se que os alimentos são sempre destinados a produzir efeitos benéficos aos organismos vivos, principalmente tratando-se daqueles alimentos ditos naturais, de origem vegetal ou animal. Alimentos naturais ou industrializados, mesmo quando consumidos tradicionalmente dentro de hábitos alimentares pré-estabelecidos, podem causar reações desagradáveis, imediatas ou tardias, às populações que os ingerem. Dentre os efeitos imediatos, a ingestão excessiva de alimentos pode induzir a efeitos inesperados como resultado de ações inespecíficas, tais como, obstrução do trato gastrintestinal, alterações da pressão arterial, desequilíbrio nutricional etc. Já a presença de agentes estranhos aos alimentos, quando em concentrações elevadas, devidas principalmente a acidentes ou incidentes, podem levar também ao aparecimento de efeitos danosos, denominados tóxicos. Estes são resultantes de ações específicas devido à presença do xenobiótico e não propriamente do alimento que o contém. Isso acontece mesmo quando este último é ingerido em grande quantidade. É, todavia, nas reações desagradáveis tardias que reside a maior importância da Toxicologia de Alimentos. A ingestão repetida de certos alimentos de origem natural e sua relação com o aparecimento de certas moléstias permaneceram um mistério até há bem pouco tempo. A relação entre bócio endêmico, latirismo, favismo, ergotismo, micotoxicoses etc., com a ingestão de certos compostos presentes nos alimentos vem sendo elucidada, não obstante, muito lentamente. Alimentos em geral, independentes de sua origem e natureza, são mais cedo ou mais tarde perecíveis, fazendo com que o homem procure conservá-los, muitas vezes provocando alterações até mesmo na sua palatabilidade. Deve também ser lembrado que pequenas modificações na composição química dos alimentos produzidas pela decomposição, tratamento culinário ou tecnológico inadequados, falsificações e adulterações, poderão levar a efeitos danosos aos organismos que os ingerem no decorrer do tempo. A conservação dos alimentos tem sido, há vários séculos, a preocupação essencial dos povos, sem se furtar em dar maior atrativo mediante coloração e aromatização artificiais. No começo deste século, desenvolveu-se o emprego de aditivos, quando se generalizou a produção industrial de alimentos. O uso correto, via de regra, viu-se perturbado pela inventiva de fraudadores que recorrem ao emprego de substâncias químicas com intenções meramente lucrativas.
  Vitaminas Aspectos Nutricionais, Bioquímicos, Clínicos e Analíticos
  Marilene De Vuono Camargo Penteado
  Ano:
Editora:
Páginas:
Dimensão:
ISBN:
  2000
  Manole
  626
  23,5 x 16,5 cm
  852041544X
Sinopse
Apresenta informações de interesse para diferentes profissionais que atuam na área de alimentos, como farmacêuticos, bioquímicos, nutricionistas, médicos, engenheiros de alimentos, químicos, entre outros. Nos 16 capítulos que compõem esta publicação, são abordados os seguintes tópicos: estrutura química, propriedades químicas e físicas, metabolismo e biodisponibilidade, funções, principais fontes naturais, aspectos nutricionais, métodos fundamentais de análise e ampla revisão da literatura sobre as diferentes vitaminas. O livro também enfoca assuntos bastante atuais, como megadoses e suplementação com vitaminas, seu potencial em relação à saúde e rotulagem nutricional de alimentos.
  Manual de Análises Físico-Químicas do Mel
  Fabrício Vilhena - Ligia Bicudo de Almeida Muradian
  Ano:
Editora:
Páginas:
Dimensão:
  1999
  Apacame
  24
  21 cm x 14,8 cm
  
Sinopse
No momento em que se trabalha arduamente para a normatização dos produtos apícolas brasileiro, a presente obra tem, como objetivo principal, a apresentação da metodologia de análises físico-químicas do mel, segundo a legislação brasileira vigente e em muito facilitará ao apicultor ou, ao empresário, que queira crescer no agronegócio apícola. Esta obra é o resultado dos estudos da Professora Dra. Ligia Bicudo de Almeida – Muradian, docente e pesquisadora da USP, e de seu orientado, Fabrício Vieira Vilhena, no Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Esta é uma obra que engrandece a apicultura brasileira.
  Nutrição - Coma Bem e Viva Melhor
  Julio Tirapegui
  Ano:
Editora:
Páginas:
Dimensão:
ISBN:
  1999
  Contexto
  64
  14 cm X 21 cm
  8572441131
Sinopse
Comer gelatina reduz a flacidez? Açúcar é veneno? Carne vermelha faz mal à saúde? Bebidas energéticas fazem mesmo bem à saúde? Somente os vegetarianos são saudáveis? Não é nada fácil optar por uma alimentação verdadeiramente saudável quando somos bombardeados com teorias e modismos a respeito do assunto. O autor desvenda equívocos e fantasias e traz informações fundamentais para a boa saúde e uma vida melhor.
  Temas en Tecnología de Alimentos
  Franco Maria Lajolo - Elizabete Wenzel de Menezes
  Ano:
Editora:
Páginas:
Dimensão:
ISBN:
  1997
  Instituto Politécnico Nacional
  286
  22,5 x 15 cm
  9701818806
Sinopse
Presentamos El segundo volumen de La Serie Temas em Tecnología de Alimentos, acción editorial Del Subprograma XI Tratamiento y Conservación de Alimentos, correspondiente AL Programa Iberoamericano de Ciencia y Tecnologia para El Desarrollo (CYTED), que cuenta con El apoyo Del Instituto Politécnico Nacional de México.
  Inseticidas - Acaricidas - Organofosforados e Carbamatos
  Antonio Flávio Midio - Erasmo Soares da Silva
  Ano:
Editora:
Páginas:
Dimensão:
ISBN:
  1995
  Roca
  94
  30 cm x 13,5 cm
  8572411135
Sinopse
Este livro tem como finalidade apresentar, de maneira compreensível, opções de metodologias analíticas sobre os compostos mais importantes da classe de praguicidas, como os inseticidas-acaricidas do grupo dos organofosforados e carbamatos.